A inspiradora cerâmica azul e branca!

terça-feira, julho 18, 2017

Bom dia meus queridos, como sabem sou filha do Oeste e o Oeste para além de praias lindas, pêra rocha e cavacas das Caldas (o que eu adoro cavacas das Caldas), tem uma enorme tradição, ou pelo menos tinha até há uns anos atrás, antes de fecharem centenas de empresas, em cerâmica decorativa! Para vos falar a verdade do alto da sabedoria da minha adolescência, sempre olhei de soslaio, com o sobrolho franzido para a cerâmica azul e branca, pintada à mão, tão tradicional  de minha terra. Na zona de Alcobaça então, onde fiz todo o secundário, haviam muitas lojas de "souvenirs" com prateleiras e prateleiras cheias de potes, potinhos e potões para todos os gostos e carteiras, mas de mim só levavam um baaaaaaaaaaaaaa, tal como os painéis de azulejo pintados do nosso país ! Ora 20 e tal anos depois, olho para o meu eu adolescente e apetece-me esbofetea-lo, não só por causa disto mas também, pois infelizmente essa cerâmica, essas lojas desapareceram quase todas e confesso-vos aqui, que não há imagem onde esta cerâmica esteja incluída, que não me inspire profundamente e me devolva um sentido de orgulho e de pertença por ser icónica na minha terra. Quer seja num ambiente estival, clássico ou moderno sinto-me profundamente inspirada por estas peças...








Hoje em dia adoro cada uma destas peças, adoro! Tenho muita pena, de não ter herdado, para além de uma mesa de pedestal e uma boa cómoda clássica, uma outra peça desta cerâmica, podem crer-me ia dar-lhe bom uso cá em casa! Adoro! Bom, gostaria de contar com um fornecedor cá da terra destas peças, não havendo, há um outro que trabalha connosco e disponibiliza estas pequenas maravilhas! Não são pintadas à mão, mas eu não discrimino!



São lindas, lindas todas juntinhas, cheias de verdura, com qualquer cor! Adoro! E vocês o que acham?
Beijos malta, até amanhã!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá Angela,
    Em Alcobaça tens a Faianças Pascoal (http://www.pai.pt/faiancas-pascoal-lda-evora-de-alcobaca-2460-489/) que produz peças em cerâmicas e pintadas à mão.

    ResponderEliminar